Para muitos pacientes, os tratamentos convencionais, como antidepressivos e psicoterapia, não oferecem os resultados desejados, deixando um vazio de esperança. A cetamina desponta como uma alternativa transformadora,
proporcionando alívio rápido e eficaz para os casos de depressão grave e resistente.
Originalmente desenvolvida como anestésico, a cetamina está ganhando destaque no tratamento de transtornos depressivos graves e refratários (resistentes ao tratamento convencional).
Sua ação diferenciada proporciona resultados em questão de horas ou poucos dias, redefinindo a maneira como tratamos a depressão.
Diferentemente dos antidepressivos tradicionais, que atuam de forma indireta, a cetamina interage diretamente com o receptor NMDA no cérebro, modulando o neurotransmissor glutamato. Esse processo favorece a regeneração sináptica
e a plasticidade cerebral, ajudando a restaurar conexões entre os neurônios, o que é essencial para o alívio dos sintomas depressivos e o efeito antidepressivo a longo prazo.
Além disso, a cetamina possui propriedades anti-
inflamatórias e neuroprotetoras, o que também contribui para a sua eficácia.
													Na nossa clínica, oferecemos a aplicação subcutânea e endovenosa da
cetamina. Essas abordagens reúnem as vantagens de uma absorção melhor e
resultados mais duradouros quando comparada a outras formas de
administração, como os sprays nasais.
Por que a via subcutânea?
Você não precisa enfrentar a depressão sozinho. O tratamento com cetamina
subcutânea ou endovenosa é uma escolha inovadora e eficaz para quem
busca alívio real e duradouro. Agende sua consulta hoje e dê o primeiro passo
para uma vida com mais equilíbrio e alegria.
Médica psiquiatra formada pela UFMG em 2012, com muitos anos de experiência clínica e acadêmica. Mestre e Doutora em Medicina Molecular, Dra. Julia combina a psiquiatria tradicional com abordagens integrativas e naturais para oferecer um tratamento completo e humanizado. Seu trabalho é focado em ajudar seus pacientes a alcançarem paz interior, equilíbrio emocional e uma vida com propósito.
													



As doses prescritas para o tratamento da depressão são muito menores do que as doses usadas na anestesia ou como droga de abuso. Se aplicada de forma correta, nas doses prescritas e em ambiente médico, a cetamina não causa vício ou dependência.
Durante a aplicação da cetamina, pode acontecer dissociação (sensação de alucinação ou de estar fora do corpo), mas esse efeito é leve e muito rápido (passa em poucos minutos). Pode também acontecer aumento da pressão arterial, que passa rapidamente e pode ser contornado com antihipertensivo oral durante a sessão. Algumas pessoas sentem-se um pouco tontas ou sonolentas durante a sessão, por isso é necessário um tempo de observação de uma hora e meia dentro da clinica, após a aplicação da cetamina. No dia seguinte à sessão, pode ocorrer leve dor de cabeça, que responde a analgésicos comuns. Todos os efeitos colaterais são breves e passageiros e não há risco a longo prazo para a saúde física ou mental.
Na maioria dos casos, o efeito é duradouro e a depressão entra em remissão.
A cetamina pode ser aplicada por via endovenosa, subcutânea e intranasal. A via intranasal é a mais cara e tem um efeito mais breve, por isso é necessário um maior número de sessões. A via endovenosa tem excelente resultado, porém maior risco de eventos adversos e efeitos colaterais. A via subcutânea é a de escolha pela Dra. Julia, pois é bem absorvida pelo organismo, tem efeito prolongado e apresenta menor risco de eventos adversos e de efeitos colaterais. A aplicação subcutânea é segura e não causa dor.
As aplicações da cetamina são feitas pela Dra. Julia Khoury (médica psiquiatra) e acompanhadas por uma técnica em enfermagem. Ao longo da sessão, os dados vitais são mensurados algumas vezes e todos os cuidados necessários são tomados para garantir a segurança do paciente. As sessões são realizadas na clinica da Dra. Julia, em uma sala específica para aplicação de medicamentos injetáveis, um ambiente calmo e agradável.
É necessário jejum de alimentos por 2 horas antes da sessão e de líquidos por meia hora antes da sessão. Após a sessão, é recomendado não dirigir e não operar máquinas por 24 horas.
Hipersensibilidade à substância; pressão alta não-controlada; aneurismas; histórico de hemorragia intracerebral, acontecimento cardiovascular nas últimas 6 semanas (como infarto, AVC, arrimtias cardíacas).
Geralmente, são necessárias de 10 a 12 sessões de aplicação de cetamina subcutânea (inicialmente uma vez por semana e depois uma vez a cada duas semanas). Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento de manutenção com uma sessão mensal por mais ou menos seis meses. Na maioria dos casos, o efeito é duradouro e a depressão entra em remissão.